Qual o tipo de janela ideal para minha obra?



Podem ser de alumínio, aço ou madeira, a janela é responsável pela passagem de ar, luz e integração do exterior com o interior dos ambientes.

Para te auxiliar na escolha da janela ideal o melhor a se fazer é pensar primeiramente nas suas necessidades e a partir de então adequá-la ao estilo do projeto arquitetônico, se você não encontrar opções interessantes no mercado o jeito é procurar um profissional que faça isso para você.

Existem vários modelos de janela no mercado, alguns ficam esteticamente melhores escondidos atrás de cortinas ou persianas, outros porém podem ser incorporados à decoração. Cada tipo proporciona diferentes resultados visuais, vamos conhecer alguns destes modelos?

Esses modelos são os mais comuns e mais utilizados na maioria dos projetos atualmente, modificando apenas o tamanho, o acabamento e o tamanho da abertura de cada uma, podem ter duas, três ou mais folhas que deslizam horizontalmente sobre roldanas. O tipo blindex é muito utilizado em projetos arquitetônicos modernos e contemporâneos formando um grande painel de vidro, é uma opção ideal pois não ocupa espaço interno e muito menos externo.


O funcionamento dessas janelas se dá por meio de dobradiças laterais que proporcionam abertura total do vão, entretanto necessita de um espaço maior para se manter aberta. Este modelo é muito utilizado na arquitetura clássica com acabamento em madeira, sabe-se que é um dos modelos mais utilizados na Europa (por causa do frio) pela sua total vedação.


Essas janelas podem ser subdivididas em placas geralmente de vidro, giram em torno de eixos horizontais que proporcionam sua abertura e fechamento e podem ser utilizadas em pontos mais altos da parede com função de passagem de ar e ventilação de um ambiente.

A janela do tipo camarão é aberta em folhas dobradas, é o modelo ideal para grandes vãos que podem estar em quartos e salas.

É um tipo de janela muito utilizada em ambientes pequenos como banheiros por exemplo, o nome pode soar estranho mas ela é mais comum do que parece existem alguns casos em que ela também é inserida em salas com modelos totalmente feitos em vidro e em tamanhos maiores. A principal função é passagem de ar e iluminação. 

Este é o modelo mais comum e o mais utilizado nas residências brasileiras por conter folhas em vidro que permitem a passagem de luz e o bloqueio do vento e das intempéries durante o dia e folhas totalmente fechadas para bloquear a passagem de luz durante a noite. a Segurança que ela proporciona também é um dos motivos da escolha da maioria das pessoas.
Sua abertura é proporcionada por um eixo vertical e tem abertura lateral podem ser usadas em banheiros ou salas.
Apesar do nome assustador "guilhotina" ela é um modelo muito comum nas casas antigas, para abrí-la é necessário exercer um pouquinho de força.


E aí me conta, algum modelo desses você ainda não conhecia?
Deixem seus comentários!!!






Seja o primeiro a comentar!

Olá! Seu comentário é muito importante para nós, por isso seja respeitoso e amigável. :)