Podemos economizar com os tijolos em uma obra?


   A alvenaria pode representar até 15% do gasto total de uma obra, mas na hora de economizar vale a pena conhecer os pontos positivos e negativos de cada tipo de produto que será utilizado na estrutura e principalmente a equipe de trabalho que irá lidar com o tipo específico de tijolo, devemos sondar dos profissionais a experiência deles com o produto, o nível de dificuldade e tempo demandado para execução. Devemos ainda conhecer bem a estrutura, em alguns casos os blocos de cimento por exemplo podem ser usados para fechamento ou base, entretanto faz se necessário um cálculo estrutural mais técnico, pois tudo será levantado junto: hidráulica, elétrica, cabeamentos etc. Acima de tudo a escolha do tijolo ideal dependerá do tipo de projeto, de como ele será construído e principalmente de quanto tempo ele ficará pronto.
Pontos Positivos: Podem minimizar danos ambientais, baratear e dar mais agilidade às obras. Apresenta boa durabilidade e resistência à compressão.
Pontos Negativos: Exige capacitação de sua equipe de trabalho caso eles desconheçam esse tipo de produto e o custo também é bem mais elevado.

Pontos Positivos: Este é o modelo com menor preço e mais simples manuseio.
Pontos Negativos: Além do maior índice de quebra esse é o tipo que produz mais entulho na obra além de requerer mais gastos com reboco ele não suporta cargas estruturais.

Pontos Positivos: São mais caros para compra unitária, porém o tempo demandado para fechamento de uma estrutura utilizando esses blocos é muito menor
Pontos Negativos: Podem se tornar um problema quando o assunto é embutir sistemas hidráulicos ou elétricos, além de não bloquear calor e som ele impede a realização de reformas futuras.

Pontos Positivos: São baratos e são excelentes em relação ao conforto térmico, a facilidade de aquisição é outra grande vantagem se por ventura surgir a necessidade de compra em cima da hora.
Pontos Negativos: A falta de padronização das peças pode se tornar um problema futuro afinal na etapa de reboco e desempeno das paredes pode gerar muito mais gasto. A quebra das peças também é um grande problema o que ocasiona muito entulho.


   Diante de todas essas informações você poderá se perguntar: Será que se eu fizer uma parede de tijolinhos aparente posso economizar mais? Bom a resposta é: depende, por ficar exposta a parede vai demandar muito mais mão de obra na regularização das peças (isso dependendo é claro do tipo de produto escolhido), não é porque não terá acabamento que deverá ser feito de qualquer maneira aí é que se encontra o grande erro no pensamento das pessoas.

   Ah! Não podemos esquecer que poderemos economizar muito mais se comprarmos em grande quantidade!
Gostaram? Então mãos á obra!


Seja o primeiro a comentar!

Olá! Seu comentário é muito importante para nós, por isso seja respeitoso e amigável. :)