DIY- Que tal fazer uma belíssima prateleira com uma sapateira usada?

Estes dias estava passando pela rua quando vi uma sapateira dessas antigas, que os camelôs vendem na rua sabe? Eu passei por ela e fiquei pensando: - Poxa, mas quer dizer então que ela só serviu para ser prateleiras para sapatos e agora que simplesmente e apenas o zíper rasgou as pessoas vão descartá-la assim sem mais nem menos. Aí gente confesso que me deu uma dor no coração que eu não aguentei fiquei horas e horas pensando na pobrezinha ali jogada sem utilidade nenhuma e pensei também em como as pessoas tem se tornado tão vazias quanto um objeto, tipo não serve mais vamos descartá-la, vamos demití-la e por aí vai...

Depois de horas correndo o risco de alguém com mais coração que eu passar por ali e levar embora aquele objeto agora "sem importância" decidi correr o risco, ahahahhaa fui lá e busquei, gente mais foi uma sensação tão boa de poder dar uma nova utilidade aquele serzinho... shuahsuahsua (fui longe agora), enfim decidi primeiramente desencapá-la e o mais vocês vão ver no passo a passo todo especial da transformação da inútil para a mais do que útil prateleirinha linda <3

Espero que gostem, se vocês já passaram por isso também me contem aqui nos comentários? prometem? Eu vou ler um por um.

Bom então vamos começar com a lista de materiais que vamos precisar para fazer essa "transformação":


  • 240 ml de Tinta Esmalte pode ser a marca e a cor que você quiser;
  • 120 ml de Thinner para a limpeza dos materiais e pinceis;
  • 01 Rolinho de espuma de políester;
  • Lixa para madeira (apenas se houver ranhuras na madeira);
  • 01 depósito para colocar a tinta pode ser um potinho de sorvete como no meu caso;
  • 01 palitinho para misturar a tinta;


1. Quando você abre a latinha de tinta você nota que ela tem uma espécie de óleo na superfície não se assuste isso é normal, você vai precisar de um tronquinho ou um palitinho para mexer toda a tinta e deixar ela uniforme, no caso se for na cor branca ela vai ficar completamente branquinha;
2. Depois de completamente misturada a tinta coloque-a em um recipiente ou déposito, eu costumo colocar nestes potinhos de sorvete porque dessa forma gastamos ainda menos para fazer essas intervenções, além de lavá-los depois com thinner para utilizarmos novamente em um outro momento;
3. Passe o rolinho de espuma de um lado para o outro sobre a tinta até que o rolinho fique completamente sujinho de tinta em toda a sua extensão. Neste caso da imagem a tinta ainda estava um pouco rosada, mas depois eu misturei mais um pouquinho até ficar uniforme, faça o mesmo se isto acontecer com você;
4. Agora é sorrir bastante e ir fazendo movimentos de "W" com o rolinho até pintar toda a peça, mas olha a pressão exercida sobre o rolinho também vai influenciar portanto tente não pressionar muito pois dependendo da forma como você pressionar e espalhar você pode gastar mais ou menos tinta;

Obs: Pessoal eu fiz esta peça usando 02 latinhas de tinta de 120ml cada e deram 3 demãos, não se esqueçam de respeitar o intervalo de secagem entre as demãos que é de no mínimo 30 minutos.

O resultado é simplesmente maravilhoso, além de você ter uma peça super especial feita por você mesmo.




Vocês já fizeram algo assim? Se sim manda as fotos pra gente ver! 
Coloca #HoraDaDecor e marca a gente no instagram.
Eu vou adorar saber que inspirei mais gente com pequenos gestos a mudar o destino de coisas velhas!




Seja o primeiro a comentar!

Olá! Seu comentário é muito importante para nós, por isso seja respeitoso e amigável. :)