Interruptor ou dimmer? O que escolher?


O que devo escolher, interruptor ou dimmer? Primeiro vamos começar entendendo para que serve cada um? Então vamos lá.

Velho conhecido, o interruptor é um seccionador da luz, ou seja, sua função é basicamente acender e apagar a luz, é indicado  para locais com iluminação fixa.
Já o dimmer é parecido com o interruptor, pois também liga e desliga a lâmpada, entretanto ao contrário do botão tradicional ele possui um disco giratório e a sua função é controlar a intensidade luminosa, proporcionando maior ou menor iluminação nos ambientes.
PONTOS FORTES: O dimmer economiza energia elétrica, pois a medida em que reduz a intensidade o consumo também diminui e com essa diminuição há também outro ponto forte a vida útil da lâmpada aumenta.

PONTOS NÃO TÃO FORTES: O dimmer é indicado para lâmpadas incandescentes, halógenas e dicroicas, paras as lâmpadas fluorescentes ou de vapor de mércurio entre outros, elas requerem uma adaptação que inúmeras vezes tornam inviáveis o seu uso.

CONHEÇA +: Existem pelo menos 04 tipos de dimmers, são eles:

  1. Alternante: Parecido com um interruptor comum;
  2. Rotativo: Tem disco redondo e girável;
  3. Deslizante: Botão achatado, pode ser retangular;
  4. De toque: Formado por um painel de touchscreen (mais moderno);
Ah! muito cuidado pessoal, os dimmers também podem ser usados para controlar pequenos motores como ventiladores, entretanto nem todos aparelhos foram feitos para funcionar com dimmer, em alguns casos ele pode até danificar os equipamentos. Fiquem atentos também a VOLTAGEM antes de adquirir!

Espero que vocês tenham gostado do post, foi feito com tanto carinho! <3 




Seja o primeiro a comentar!

Olá! Seu comentário é muito importante para nós, por isso seja respeitoso e amigável. :)