Como escolher a cadeira certa para o meu home office?

Escolher cadeiras para o Home Office pode parecer uma tarefa simples e fácil de realizar, afinal uma cadeira é apenas uma cadeira, certo? bom...

...se você não levar em consideração alguns aspectos que mencionarei aqui, você poderá ter sérios arrependimentos a longo prazo. 
  • O tipo de material pode afetar a utilização?
  • O que preciso saber para adquirir uma cadeira que utilizarei a longo prazo?
  • Devo optar por cadeiras com ou sem rodízios?
Bom para responder essas e outras perguntas que poderão surgir, listamos alguns itens que você deverá levar em consideração na hora de comprar suas cadeiras quer seja pela internet ou nas lojas físicas.
  1. Aspecto Visual / Estilo
  2. Ergonomia
  3. Materiais Utilizados
  4. Funcionalidade
  5. Tempo de Utilização


  1. Aspecto Visual / Estilo

Algumas pessoas podem até discordar mas antes de qualquer coisa você precisa saber se o modelo de cadeira escolhido vai "ornar" com seu ambiente afinal não adianta nada levar uma cadeira toda em couro para um ambiente gamer. Não faz nenhum sentido. 

Você poderá observar detalhes do estilo pelo uso dos materiais, por exemplo:
https://www.atelierclassico.com.br/cadeira-giratoria-luxo-capitone-ajuste-de-altura-e-relax-design-classico
Cadeira Giratória Estilo Clássica
https://emerago.com.br/poltrona-cadeira-com-braco-deccor-design-2002-giratoria-com-capitone
Cadeira Giratória Estilo Retrô
https://www.tokstok.com.br/cadeira-giratoria-nozes-bege-dandy/p?idsku=352846&gclid=CjwKCAjwk6-LBhBZEiwAOUUDp0pSOEoNoBRkP7leO9X_z-W6tbX_M75RLTk827JMhytEvNAoHURC3BoCkZAQAvD_BwE
Cadeira Giratória Estilo Moderno
https://www.maisonsdumonde.com/PT/pt/p/cadeira-de-escritorio-industrial-de-pele-janis-175514.htm
Cadeira Giratória Estilo Industrial


2. Ergonomia

Quando falamos de ergonomia estamos falando de uma peças minimamente pensadas para oferecer conforto ao usuário final de uma peça ou produto, atualmente os designers estão cada vez mais preocupados com essa questão ao criar mobiliário que ofereça segurança a longo prazo para aqueles que utilizarão. 

Podemos mencionar:
  • Alturas e larguras do encosto e assento (cadeiras com assentos muito rasos tendem a provocar dores na coluna e já o contrário pode facilmente gerar câimbras nos pés)
  • Apoio para os braços (auxiliando na melhor postura)
  • Regulagens e níveis (uma boa cadeira é aquela em que o seu utilizador pode ajustá-la da melhor maneira para ele utilizar, afinal nós não somos todos iguais com relação a antropometria)

Quando falo de ergonomia essa cadeira é perfeita: https://amzn.to/48mwWcH

3. Materiais Utilizados e acabamentos

Neste item falamos também de ergonomia mesmo porque a sensação que você terá na utilização de uma cadeira também dependerá desses fatores, 

O tipo de tecido;
Tecidos mais quentes como a lã tendem a gerar mais aquecimento 
A costura
O tipo de detalhe feito pela costura também pode ocasionar incomodo se localizado no assento então, é sempre bom conferir, da melhor maneira, experimentando. 
Peças Soltas e manutenção
Porcas e parafusos podem ter tampinhas que podem se soltar com o tempo é importante sempre observar qual o tipo de chave utilizada ou forma de fixação para posterior manutenção.
Plásticos e afins
Os assentos confeccionados em plástico podem ser bastante rígidos e duros para longa permanência, além de sofrerem mais danos com quedas, riscos ou ação do tempo, é importante levar isso em consideração.



                                                 CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE                                              




4.Funcionalidade

Não adianta nada uma cadeira toda lindona em um home office que preciso acessar outras bancadas, como farei isso sem o uso dos rodízios? isso pode se tornar um problemão caso você opte por uma versão "mais barata", como tenho dito a longo prazo a conta pode não fechar.

Rodízios
Invista em cadeiras desse tipo se você for uma daquelas pessoas que fazem mil e uma coisas ao mesmo tempo, aposto com você que será insuportável levantar toda hora para fazer alguma coisa e ter que arrastar a cadeira para frente e para trás.
Suspensão a gás
Ah! com toda certeza eu não abro mão disso, com essa função consigo deixar a minha cadeira na altura que eu mais gosto. 
Giro 360º
Algumas cadeiras não possuem essa função, prestem muita atenção antes de adquirir, as vezes na empolgação você gira e pluft... pode cair.



5. Tempo de Utilização

Bom chegamos ao último tópico exposto aqui, mas te garanto que você precisar pensar bastante nele ao adquirir a sua cadeira favorita, afinal as vezes vamos na conversa dos vendedores e no fritar dos ovos quem vai utilizar no dia a dia será você.

Então é bom pensar:
Vou utilizar esta cadeira apenas em meu tempo livre?
O que costumo fazer? jogar? digitar? 
Qual a média de tempo que costumo passar em meu home office?


E assim chegamos a conclusão de que as melhores cadeiras são aquelas que você se sentir confortável, talvez você não conseguirá alinhar todos os tópicos mencionado aqui mas pelo menos você saberá focar naqueles que são mais importantes para você e fazer uma compra segura.


Espero que tenha gostado do post. Ele serviu para você, ficou alguma dúvida?
Compartilha com mais alguém.
Abraços e até mais. 





Seja o primeiro a comentar!

Olá! Seu comentário é muito importante para nós, por isso seja respeitoso e amigável. :)